IBM MAXIMO – O que é e para que serve?
O IBM MAXIMO ASSET MANAGEMENT é o sistema de gestão de ativos mais robusto e completo do mundo, desenvolvido principalmente para a manutenção de equipamentos de infraestrutura, instalações, transportes e comunicações. A plataforma viabiliza a adoção das melhores práticas de gestão de ativos por meio de preventivas, corretivas e preditivas, através da elaboração e constante revisão dos processos de planos de trabalho, medições, registros de paradas e classes de falha, monitoramento de condições, controle de estoque, serviços, compras, contratos, garantias, recursos, pessoal e muito mais.
O IBM MAXIMO é um dos sistemas de gestão de ativos mais utilizados no mundo entre as empresas de médio e grande porte e está em conformidade com Sarbanes-Oxley e as normas ISO, como a 55000, que é o modelo de referência na gestão de ativos.
Maior do Mercado
Se você está buscando um software de gestão de ativos para ajudá-lo a reorganizar e elevar seus processos a um novo patamar, não há nada melhor no mercado e essa não é uma opinião pessoal. O MAXIMO é o EAM (Enterprise Asset Management) líder do mercado, movimentando anualmente algumas centenas de milhões de dólares, utilizado por várias das maiores indústrias listadas na Forbes. Veja abaixo a localização do sistema no quadrante mágico da Gartner:
Principais Recursos do IBM MAXIMO
Gestão de ativos – Obtenha o controle necessário para rastrear e gerir de forma mais eficaz ativos e dados de localização ao longo de seu ciclo de vida com especificações e localização geográfica.
Gestão de trabalho – Efetue a gestão de atividades planejadas (manutenção preventiva por frequência de tempo e ou medidores), monitoramento de condições (preditivas) e não planejadas (corretivas) por meio de Ordens de Serviço, desde a solicitação inicial até sua conclusão, incluindo o registro de custos efetivos. Controle o tempo de parada dos equipamentos e mantenha um histórico de problemas, causas e soluções para otimização da manutenção.
Gestão de inventário – Conheça os detalhes de inventários relacionados com ativos e a respectiva utilização, incluindo informações como o quê, quando, onde, quantidade e valor de forma a reduzir estoques subutilizados.
Gestão de serviço – Defina ofertas de serviço, estabeleça acordos de nível de serviço (SLA), monitore de forma mais proativa o fornecimento de níveis de serviço e implemente procedimentos de resolução de problemas.
Gestão de contratos – Obtenha suporte total para aquisição, aluguel, garantia, custos do trabalho, contratos principais, globais e definidos pelo utilizador.
Gestão de compras – Suporte para todas as fases de compras de toda a empresa, tais como compras diretas e reposição de inventário, desde a requisição até o recebimento.
Além disso, o MAXIMO possui uma tecnologia avançada de integração, que permite com que os dados sejam transacionados para qualquer ERP ou sistema legado do mercado. A IBM fornece produtos de integração para conectar o MAXIMO ao SAP, ORACLE ou, de forma genérica, integrações com outros ERPs, como JDE, Protheus, etc.
Work Center
Nos Work Centers do IBM MAXIMO é possível organizar e acessar informações em ‘Dashboards’, executar serviços, gerenciar inventários, solicitações de serviço, entre outros.
Os Work Centers são responsivos, ou seja, podem ser executados em desktops, tablets e celulares. O principal objetivo dos Work Centers é fornecer recursos que você precisa apenas para executar Ordens de Serviço mais críticas, a curva de aprendizado é reduzida e o trabalho é mais eficaz. A IBM tem investido cada vez mais nos Work Centers, por se tratar de uma interface intuitiva e amigável. Veja abaixo exemplos de telas do Work Center no Maximo 7.6.1:
Gestão de Serviço:
Retorno proporcionado pelo IBM MAXIMO
Cenário | ROI | Caso real |
Utilização de Mão-de-Obra | Próximo de 20% | Uma grande companhia ferroviaria dos Estados Unidos economizou U$5M com um melhor rastreamento de mão-de-obra para trabalhos categorizados. |
Utilização dos Ativos | Entre 3 e 5% | Um líder mundial em provisionamento de energia conseguiu um aumento na visibilidade e controle das condições dos ativos para atingir um recorde de 91.6% de ativos operando. |
Aquisição de Ativos | Redução de 3 a 5% | Uma empresa de gestão de frotas economizou U$9.5M ao conseguir atingir 100% de disponibilidade de sua frota. |
Necessidades de Inventário | Redução de 20 a 30% | Uma grande empresa do setor de água e energia conseguiu reduzir seu inventário em 25% e uma economia de U$33M. |
Parada de Planta | Redução de 5 a 20% | Uma geradora de energia conseguiu reduzir em 5% as paradas gerais planejadas com economia de U$2.5M por ano, além de reduzir em 5% as quedas de energia, economizando U$2.1M também anuais. |
Custos de materiais | Reduziu de 10 a 50% | Uma empresa de manutenção ferroviária reduziu seus custos em 20% através da otimização de compras de materiais. |
Informações fornecidas pela IBM |
Alguma das empresas que utilizam o IBM MAXIMO
Inovação Constante
A IBM, contando com equipes especializadas em gestão de ativos e tecnologia, não para de inovar no MAXIMO, e é por isso que o EAM não sai do topo da lista dos melhores softwares de gestão de ativos do mundo.
Veja nosso artigo sobre as novidades que estão surgindo nos próximos semestres, como melhorias na interface do usuário, facilidades para os desenvolvedores – uma vez que o MAXIMO foi concebido para ser adaptado ao seu negócio – evolução do Anywhere (a solução mobile da IBM totalmente integrada ao MAXIMO), APM, focando na manutenção preditiva, com gerenciamento de performance dos ativos através de coleta e análise de dados com monitoramento constante da saúde dos equipamentos.
- Cobriremos tudo relacionado a APM (Asset Performance Management) no futuro, pois trata-se de um assunto de grande interesse por parte dos gestores que buscam o próximo nivel, além de corretivas e preventivas.
Sobre a MaximoCon
Consultoria especializada em Gestão de Ativos, fundada em 2015, sediada em Belo Horizonte, a MaximoCon é composta por 4 sócios com mais de 10 anos de experiência em IBM MAXIMO, além de contar com uma equipe altamente qualificada, tanto no escopo técnico quanto no funcional. A MaximoCon trabalha com clientes de diversos setores em vários países, de forma direta ou terceirizada.
Se você não conhece muito bem o IBM MAXIMO e ficou interessado, entre em contato conosco para saber mais. Podemos realizar um assessment na sua empresa para avaliarmos se o MAXIMO é a ferramenta certa para sua organização.
Por Leonardo Bastos
(55) 31 98420 2029
(55) 31 3582 0082
leonardo@maximocon.com