IBM MAXIMO – Gráfico de KPI no Centro de Início

O objetivo desse artigo é capacitar o administrador na criação de um KPI (Key Performance Indicator) simples para o Centro de Início no IBM MAXIMO.

Regras de Negócio

Criação de um KPI que calcula as horas trabalhadas do usuário nas Ordens de Serviço em que ele iniciou no mês, comparando com as horas planejadas.

Criando o KPI (Consultas feitas utilizando o SQL Server):

Ir para -> Administração -> KPI -> Gerente de KPI

Na aplicação Gerente de KPI, clique em novo e preencha os campos conforme a tabela a seguir:

Nome do KPI: Descrição: Tipo de Cálculo:
LABMONTH Ordens de Serviço trabalhadas no mês atual pelo usuário corrente Decimal
Selecionar: select sum(isNull(regularhrs,0)) as HOURS from labtrans
Where: where DATEPART(month,startdate) =  DATEPART(month,GETDATE()) and DATEPART(year,startdate) = DATEPART(YEAR,GETDATE()) and laborcode = :&PERSONID&
Destino: Cuidado Em: Alerta Em:
40,00 39,99 30,00

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Obs: Essa consulta foi realizada no banco de dados Microsoft SQL Server. Caso esteja usando ORACLE ou IBM DB2, a sintaxe será diferente.

 A consulta realizada soma as horas trabalhadas pela mão de obra:

(                                     select sum(isNull(regularhrs,0)) as HOURS from labtrans)

filtrando pela data de início do serviço iniciada no mês e ano atual pelo usuário corrente:

(where DATEPART(month,startdate) =  DATEPART(month,GETDATE()) and DATEPART(year,startdate) = DATEPART(YEAR,GETDATE()) and laborcode = :&PERSONID&).

Informações adicionais

isNull: Verifica se o campo REGULARHRS está com um valor nulo, e, em caso positivo, o campo fica definido com o valor 0; DATEPART: Pega uma parte especifica de uma data (ex: DAY , MONTH, YEAR) :&PERSONID&: Pessoa associada ao usuário. Lembrando que um Usuário sempre possui uma Pessoa associada com informações pessoais.

Obs: Neste artigo não consideramos se o serviço realizado foi iniciado em um mês e concluido no mês seguinte, pois o objetivo é a didática do KPI e não consultas mais complexas.

Campos:

Destino (representado pela cor verde): Qual o valor esperado.
Cuidado Em (representado pela cor amarela):  Até que valor o KPI estará em um estado de atenção.
Alerta Em (representado pela cor vermelha): Até que valor o KPI estará em um estado crítico.

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Após o preenchimento dos dados, salve o registro.

 

Configurando o Centro de Início

No Centro de Início do MAXIMO, vá em “alterar modelo existente” e escolha o modelo no qual o KPI será adicionado (Neste caso utilizei o modelo de Administração):

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Após escolher o modelo, vá em “Alterar Conteúdo/ Layout”:

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Clique em “Selecionar Conteúdo” e escolha “Gráfico de KPI”:

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Nesta aplicação há dois botões com a opção “selecionar conteúdo”. A diferença entre eles é em qual coluna o KPI será exibido.

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Após concluir as alterações feitas, observe que no Centro de Início irá aparecer um novo “portlet”, ainda não configurado:

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Ao passar com o mouse sobre o cabeçalho do Gráfico de KPI criado, clique no ícone de edição:

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Selecione o KPI desejado:

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Complete a alteração e retorne ao Start Center e clique em salvar:

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O novo KPI surgiu no Centro de Início. Para visualizar como está o seu trabalho no mês, basta clicar em atualizar:

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Neste artigo, demonstramos como criar um KPI no IBM MAXIMO e colocar no Centro de Início. Caso tenha qualquer dúvida, entre contato conosco.

Contribuição do nosso colaborador Gustavo Souza.

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