IBM Maximo – Planejamento de Mão de Obra com o Gerente de Designações 3/3

Na última parte desta série, falaremos sobre designações na OS, apropriação de horas e a conclusão sobre a utilização do Gerente de Designações no IBM MAXIMO.

Designações na Ordem de Serviço

É possível visualizar as informações de designação na aplicação da Ordem de Serviço, na aba Designações:

c1

Você pode verificar a disponibilidade com base na categoria/MO da linha de designação. Veja como exemplo a Ordem de Serviço abaixo, onde um mecânico deve ser designado para executar a atividade:

c2

Podemos buscar por disponibilidade de mecânicos, clicando em “Mão de Obra Disponível” no mesmo dia:

c3

Observe que há 5:35h disponíveis para os dois mecânicos no dia corrente. Isso porque já se passaram 3:25h no mesmo dia. Se você clicar em algum dos mecânicos, a designação será realizada:

c4

O fato de necessitarmos 30 horas de trabalho deste mecânico pode gerar um problema. Voltando na aplicação Gerente de Designações para conferir como ficou, vejamos o que aconteceu:

c5

A tentativa de designação de um período superior ao disponível no dia gerou um problema quando a designação é feita na própria OS. Veja que no dia 19 temos -00:30 e ao clicar no detalhe, a designação através da Ordem de Serviço tentou colocar 30 horas de trabalho no mesmo dia de trabalho.

Portanto, não é recomendável a realização de designações através da Ordem de Serviço, especialmente quando há mais horas de trabalho do que o disponível em um só dia. Neste caso, é necessário refazer a designação.

Abaixo, realizamos a designação das 30 horas do recurso LBASTOS:

c6

Este colaborador está com uma ocupação de 75% no período selecionado (18/12/2014 a 24/12/2014) e irá trabalhar do dia 19/12 ao dia 26/12 (excluindo natal e final de semana).

Atenção para as datas da OS:

c7

Quando a designação foi realizada, as datas de programação são automaticamente preenchidas.

Iniciando e concluindo designações: horas realizadas

É possível iniciar e interromper designações na aplicação Gerente de Designações. Vejamos o exemplo da OS acima:

Para iniciar uma designação, basta clicar em c9.

Para interromper, clique em c10.

Para terminar, clique em c11.

Cliquei em iniciar e defini o horário para 07:30 de hoje:

c12

Com isso, a designação foi iniciada para a linha:

c13

O status da Ordem de Serviço (na aplicação da Ordem de Serviço) mudou automaticamente para EMAND (Em Andamento):

c14

Ainda não há nada em horas realizadas:

c15

Voltando em Gerente de Designações, vamos pausar o registro iniciado clicando em c10

c16

Agora vejamos o que aconteceu na guia utilizados da OS (apropriação de MO):

c17

*A apropriação de mão-de-obra registra o que de fato foi realizado naquela Ordem de Serviço e isso pode ser controlado em termos de horas de execução e até mesmo custos através de relatórios e indicadores de performance. O MAXIMO fornece algumas ferramentas de comparativo de planejado VS realizado, o que pode ser muito útil para otimização de planejamento futuro viabilizando estimativas mais assertivas.

A imagem anterior mostra que, quando a designação foi interrompida, foi inserido um registro de mão-de-obra realizada com 04:21h.

Entretanto, ainda restam 04:31h de trabalho nesta OS de acordo com o planejamento:

c18

*Se a designação for interrompida, ela não pode mais ser reiniciada.

A diferença entre INTERROMPER e CONCLUIR é que a conclusão zera as horas restantes da designação, enquanto a interrupção permanece mostrando as horas não realizadas.

c19

c29

“Ponto de atenção! Como você pode observar na imagem acima, o sistema permite apropriação do mesmo recurso no mesmo dia e mesmo horário. Caso necessário, é possível realizar um ‘ajuste’ no sistema para que sobreposição de horas não possam ocorrer. A MaximoCon é especialista neste tipo de atividade”

Conclusão

O Gerente de Designações pode não contar com os mesmos recursos do ADD-ON Scheduler, uma ferramenta visual com gráfico de Gantt que pode ser adquirida separadamente (entre em contato conosco para saber mais), mas é uma ótima alternativa para quem deseja controlar a alocação de recursos a fim de identificar facilmente baixa alocação ou necessidade de contratação.

Como foi demonstrado nesta série, você pode planejar categorias e designar recursos para trabalho em períodos relacionados a seus calendários. Pode também definir períodos de feriados, férias coletivas e outros períodos de inatividade, assim como criar exceções de horários de trabalho especiais em finais de semana.

Você também viu que é possível identificar a disponibilidade por categoria ou por mão-de-obra diretamente na aba “Designaçoes” na Ordem de Serviço.

Através da aplicação Gerente de Designações, é possível ter um controle visual por meio de cores de identificação para facilitar o gerenciamento de alocações por períodos de sete dias. Você pode também iniciar, completar ou interromper designações, o que faz com que registros sejam inseridos na apropriação de mão-de-obra na Ordem de Serviço relacionada.

 

IBM Maximo – Planejamento de Mão de Obra com o Gerente de Designações 1/3

IBM Maximo – Planejamento de Mão de Obra com o Gerente de Designações 2/3

———-

A MaximoCon é especializada em treinamentos técnicos e funcionais, parametrizações e customizações, execução de projetos, suporte com correções, melhorias e esclarecimento de dúvidas, além de uma consultoria funcional especializada em IBM MAXIMO para que sua empresa possa tirar o maior proveito possível do produto. Entre em contato conosco caso possua ou tenha interesse em adquirir o IBM MAXIMO. Cuidamos de todas as etapas do processo, desde a prospecção, passando pela implementação até o suporte.

maxadmin@maximocon.com
leonardo@maximocon.com
55 (31) 3582 0082
55 (31) 98420 2029

 

 

Anúncios

2 thoughts on “IBM Maximo – Planejamento de Mão de Obra com o Gerente de Designações 3/3

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s