IBM Maximo – Planejamento de Mão de Obra com o Gerente de Designações 2/3

Continuando a nossa série sobre Gerente de Designações no IBM MAXIMO, introduzimos a parte 2, onde abordamos o planejamento, utilizando as aplicações Ordens de Serviço e o objeto de estudo desta série.


Planejamento Ordem de Serviço

Agora que possuímos todas as informações necessárias, iniciaremos o planejamento de recursos nas Ordens de Serviço.

Para o primeiro trabalho, foi criada a Ordem de Serviço 1016 para troca de motor de um veículo de frota:

b1

Esta troca de motor possui três tarefas que necessitam, em conjunto, de um mecânico e um soldador

Avaliando a Ordem de Serviço na imagem abaixo (aba Planos no registro), podemos entender que a OS foi dividida em três tarefas, ou atividades que um mecânico experiente (Sênior) será selecionado para realizar a desmontagem do motor (tarefa 10), a preparação da caixa do motor (tarefa 20) e a montagem (tarefa 30), enquanto um soldador irá apoiar o mecânico no mesmo momento em que ele realiza a tarefa de preparação da caixa para o novo motor (tarefa 20):

b2

* Tarefas podem ser tratadas como Ordens de Serviço, com seus próprios recursos, datas, classe de falha e outras informações.

Neste momento, ainda não há informação alguma de datas ou recursos específicos, pois temos apenas o planejamento das categorias necessárias para a execução com a quantidade de horas e as taxas das categorias.

A seguir, iremos designar os recursos nominais na aplicação Gerente de Designações, acessível através do mesmo módulo das Ordens de Serviço.

Gerente de Designações

A aplicação Gerente de Designações consiste em duas tabelas relacionadas, onde é possível filtrar e realizar a alocação de recursos de mão-de-obra para que não haja sobreposição, causando indisponibilidade e atrasos na manutenção.

Conforme você pode ver na imagem abaixo, temos uma lista de Ordens de Serviço em fase de planejamento na primeira tabela (topo) e os recursos de mão-de-obra na segunda tabela com algumas informações relevantes, como chave do registro, nome, categoria e nível de qualificação. Na mesma tabela temos as datas futuras para alocação do trabalho. O objetivo deste capítulo é ensinar como é possível realizar o planejamento usando esta aplicação.

b3

Para encontrarmos a Ordem de Serviço que precisamos realizar o planejamento, basta inserir o número dela no filtro na primeira tabela:

b4

Na segunda tabela, onde há os detalhes das designações com calendário, vamos buscar nossos recursos através das categorias MECHANIC e WELDER (existem diversas outras formas de filtrar os registros na aplicação):

b5

b6

Agora temos os dados que precisamos para a realização o planejamento, onde temos visibilidade apenas da OS 1016 na tabela superior e os três recursos de MO na tabela inferior que criamos (utilizaremos apenas 02 recursos para facilitar a compreensão).

Observe que na tabela superior temos as horas totais por categoria/tarefa, enquanto na tabela inferior temos as datas e horas de disponibilidade de calendário (foi para este fim que associamos o calendário a cada registro de mão-de-obra):

b7

*Recursos sem calendário exibirão as datas sem a informação de horas (veja primeira imagem neste capítulo).

Para a OS 1016, pretendemos executar o serviço a partir de segunda-feira, dia 22 de dezembro de 2014. Neste caso, precisamos exibir sete dias a partir do dia 22.

Para alteração da data inicial de exibição do calendário nos registros de mão-de-obra, basta clicar no botão “Selecionar Data do Serviço” e preencher a data desejada:

b8

Agora poderemos realizar as designações:

b9

É aqui que as coisas começam a ficar um pouco mais complicadas, até mesmo para usuários com experiência no MAXIMO, pois esta aplicação foge um pouco do padrão do sistema, portanto, preste atenção nesta parte.

Voltando na tabela superior (Ordens de Serviço), precisamos marcar a caixinha da primeira atividade, que é a desmontagem, a ser realizada por um mecânico sênior. Foram realizadas duas ações para chegarmos ao ponto abaixo:

b21.png

  1. A linha da tarefa 10 da Ordem deve ser selecionada.
  2. É preciso clicar no turno do calendário onde se pretende começar o trabalho (09:00)

Veja que a janela aberta sobre a aplicação “quebrou” as 18 horas em duas linhas, com 09 horas cada, começando no dia 22 de dezembro às 07:30 (sempre obedecendo o calendário), já preenchendo o nome da mão-de-obra e sua categoria (lembre-se que clicamos no texto 09:00 na linha do mecânico desejado para realizar o trabalho):

b11

Ao clicar no botão “OK”, observe o que acontece:

b12

Nos dias 22 e 23 de dezembro, onde havia 09 horas disponíveis, não há mais nenhuma. Nos dias 24 e 25 também não há disponibilidade de horas, pois definimos como feriado no calendário. Temos 09 horas ainda livres para o mecânico JHETFIEL no dia 26, pois nos dias 27 e 28 é final de semana, portanto, com essa visualização, é possível identificar recursos sem alocação.

Mas espere! Ainda não terminamos de designar as horas do James, lembra-se? Ainda há as tarefas 20 e 30 da Ordem de Serviço e o trabalho dele ainda não acabou.

Então vamos lá, seguindo a mesma regra, selecione a tarefa 20 na tabela superior (atenção para não clicar no Soldador ainda) e clique onde temos horas (09:00 horas no dia 26/12):

b13

Na tarefa 20, James terá que trabalhar 10 horas, mas no dia 26 temos apenas 09 horas de trabalho de acordo com o calendário. Observe que uma nova linha foi criada, já no dia 29, após o final de semana. Clique “OK” para confirmar:

b14

Veja que interessante! A linha ficou na cor verde. Lembra que inicialmente estava preta, depois foi para amarela e agora verde? Este recurso foi criado para facilitar a visualização de alocação. Veja a tabela abaixo:

b22

Selecione a data do período para o dia 29 para finalizarmos a designação do mecânico James. Realize as mesmas ações:

  1. Selecione a tarefa 30 na tabela superior;
  2. Clique nas horas livres (no dia 29) na tabela inferior;
  3. Confira as designações;
  4. Clique “OK”.

b15

Finalizamos a designação para o mecânico que irá trabalhar nesta OS:

b16

*Observe que o calendário acaba no dia 31, que foi a data final definida.

Agora, retorne na data em que o mecânico irá realizar a tarefa 20 (preparação da caixa do motor), e realize a designação do soldador para que trabalhem simultaneamente.

b17

A designação está completa para a Ordem de Serviço 1016 (observe a última coluna de cada linha):

b18

Também é possível modificar disponibilidade de trabalho, que serve como uma forma de ajuste manual do calendário para cada mão-de-obra. Por exemplo, você pode definir horas de trabalho em um domingo ou em um feriado. Para isto, basta clicar no botão b19  “Modificar disponibilidade”:

b20

O que fiz aqui foi criar 4 horas de trabalho para o mecânico no dia 25 de dezembro entre 18 e 22 horas. Estas horas podem ser ocupadas por designação.

E com isso concluímos a parte 2 do artigo. A seguir, falaremos sobre as designações acessadas através da Ordem de Serviço, como iniciar e finalizar as designações, a apropriação de mão-de-obra (atividades executadas) e a conclusão e recomendações de uso tanto do item de estudo deste artigo quanto a solução alternativa fornecida separadamente pela IBM, o Scheduler.

IBM Maximo – Planejamento de Mão de Obra com o Gerente de Designações 1/3

IBM Maximo – Planejamento de Mão de Obra com o Gerente de Designações 3/3

Anúncios

2 thoughts on “IBM Maximo – Planejamento de Mão de Obra com o Gerente de Designações 2/3

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s