IBM Maximo – Planejamento de Mão de Obra com o Gerente de Designações 1/3

Introdução

Este artigo, dividido em 3 partes, é de nível intermediário e voltado para aqueles que já possuem alguma familiaridade com o IBM MAXIMO e seu objetivo é demonstrar as funcionalidades da aplicação Gerente de Designações em uso conjunto com as Ordens de Serviço e seus aplicativos base, como Calendários, Categorias e Mão-de-Obra.

Para empresas que realizam atividades constantes de manutenção, seja internamente ou para terceiros, o planejamento de atividades e alocação de mão-de-obra é fundamental para tirar bom proveito dos recursos (pessoas) disponíveis, controlar a ociosidade a fim de reduzir custos e aumentar a disponibilidade dos equipamentos. Para esse proposito que o IBM MAXIMO possui a aplicação Gerente de Designações, no módulo de Ordens de Serviço, que permite o planejamento de atividades por categorias de mão-de-obra através de designações de trabalho, facilitando e otimizando o controle de alocação de recursos.

desenho001

Este artigo foi dividido em três partes para que não fique muito extenso e possa ser compreendido com mais calma e atenção, especialmente àqueles que buscam aumentar seus conhecimentos no produto da IBM:

a2

Aplicações Envolvidas

 

As aplicações a seguir serão referenciadas neste artigo:

  • Calendários (Calendars)
  • Categorias (Crafts)
  • Mão-de-Obra (Labor)
  • Rastreamento de Ordens de Serviço (Work Order Tracking)
  • Gerente de Designações (Assignment Manager)

 

Dados Básicos

Antes da execução do planejamento de recursos, precisamos configurar os dados que servirão como premissa.

O calendário e seu turno de trabalho devem ser utilizados para associação com os registros de Mão-de-obra, pois o planejamento será sempre feito com base no turno associado ao colaborador. Toda mão-de-obra necessita de uma categoria associada, onde se dá início ao processo de designação, portanto os registros serão criados a fim de prepararmos os dados para o planejamento. Com estes registros definidos, iniciaremos a atividade de planejamento na OS (Ordem de Serviço) e o detalhamento no Gerente de Designações.


Calendários

Ir para -> Administração -> Calendários

Um calendário pode conter vários turnos com dias de trabalho, feriados e férias coletivas. Normalmente os calendários são criados no final de cada ano, quando há a definição de feriados do ano seguinte. É possível criar vários calendários, e até mesmo um calendário por mão-de-obra nos casos onde a disparidade de execução é relevante, uma vez que a associação é individual. Calendários são fundamentais quando se trabalha com designações, seja através da aplicação nativa do IBM MAXIMO ou do produto adquirido à parte, o IBM MAXIMO Scheduler.

Para começarmos, é necessário criar um calendário e seu turno de trabalho, que posteriormente serão associados aos recursos de mão-de-obra.

Na imagem abaixo, o calendário CAL2014S foi criado com turno único (DAY) com horário de trabalho de 07:30 às 17:00 com 30 minutos de almoço, o que determina 09:00 horas de trabalho por dia considerando apenas dias úteis.

a2

Os dias 24 e 25 de dezembro foram incluídos como feriados.
Neste caso, as horas do turno são zeradas e serão ignoradas no planejamento:

a3

Categorias

Ir para -> Administração -> Recursos -> Categorias

As categorias são criadas e associadas aos registros de mão-de-obra para indicar informações importantes, como custo de mão-de-obra, nível de qualificação, fornecedor no caso de terceiros, certificados etc.

Para este artigo, foram criadas duas categorias de trabalho para a conseguinte criação e associação de MO (Mão-de-obra).

MECHANIC (Mecânico), com qualificações e taxas de nível júnior e sênior:

a4

WELDER (Soldador), apenas com sua taxa padrão:

a5

Mão-de-Obra

Ir para -> Administração -> Recursos -> Mão de Obra

Os registros de mão-de-obra no MAXIMO servem para controle de custo e horas de trabalho e todo e qualquer colaborador que pode executar atividades de manutenção deve ser criado no sistema como e associado a uma ou mais categorias, embora o usual seja criar apenas a categoria padrão daquele recurso. Toda mão-de-obra é associada a uma pessoa, que por sua vez, possui informações como endereço, telefone, e-mail, entre outros dados pessoais.

Criamos três registros de mão-de-obra, sendo dois mecânicos (júnior e sênior) e um WELDER (Soldador). Cada colaborador terá sua categoria e seu calendário e turno associados durante o processo de criação. Tanto categorias quanto calendários e turnos podem ser modificados a posteriori.

Leonardo Bastos, Mecânico Júnior:

a6

 

a7

*Observe acima que cada categoria e seus respectivos níveis de qualificação podem possuir valor-hora diferentes, ou seja, no MAXMO é possível medir os custos da manutenção de forma a refletir a realidade do seu negócio. Algumas empresas controlam apenas a alocação de mão-de-obra e, neste caso, basta deixar a taxa com valor zero. Também é possível definir terceiros com associação do fornecedor.

Brian Johnson, Soldador:a8

James Hetfield, Mecânico Sênior:a9

Todos os registros de mão-de-obra estão preparados para o planejamento.

O foco deste artigo não é a criação e associação de calendários, categorias e registros de mão-de-obra. Portanto, caso queira maiores informações a respeito de calendários no MAXIMO, entre em contato conosco através de comentários, e-mail ou contato telefônico.

No próximo artigo, que será liberado amanhã, abordaremos o planejamento de mão de obra utilizando o gerente de designações.

 

IBM Maximo – Planejamento de Mão de Obra com o Gerente de Designações 2/3

IBM Maximo – Planejamento de Mão de Obra com o Gerente de Designações 3/3

2 thoughts on “IBM Maximo – Planejamento de Mão de Obra com o Gerente de Designações 1/3

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s