Novidades no mundo do IBM MAXIMO – 2019-2020

A IBM continua atuando proativamente para manter o MAXIMO no topo do ranking dos EAM (Enterprise Asset Management) mais utilizados e bem avaliados do mundo. Nós da MaximoCon, uma das maiores referências em IBM MAXIMO no Brasil, atuando com grandes clientes não só em nosso país, mas também na Europa através de parceiros, buscamos nos manter sempre atualizados com as novidades relacionadas ao produto para que possamos compartilhar com nossos clientes e leitores.

headerROADMAP

Novidades

As principais áreas de foco da IBM são relacionadas a melhorias no planejamento, execução (EAM) e análise de serviços, otimização de performance dos ativos por meio de análises preditivas (APM) e evolução da gestão de inventário (MRO IO).

i2

  • EAM para capturar e gerenciar informações dos Ativos e gerenciar a execução do Serviço;
  • APM para otimizar a performance através de manutenção preditiva e prescritiva por meio de análise de dados, leitura de sensores e curva de degradação;
  • MRO IO para aumentar a disponibilidade dos ativos, redução de custos por meio de um melhor controle do inventário (sobressalentes).

i3

Portfólio

No portfólio do IBM MAXIMO, temos o próprio EAM que pode ser instalado em infraestrutura própria ou na nuvem (MAXIMO EAM SaaS). A novidade em Industry Solutions fica por conta do novo MAXIMO for Civil Infrastructure, previsto para o segundo semestre de 2020, enquanto temos os novos APM e realidade aumentada (Anywhere) em add-ons e preditiva como integração (sensores e BIG DATA). Os demais produtos, já consolidados, seguem na linha do tempo do produto.

 

i4


MAXIMO for Civil Infrastructure (Industry Solution)

O MAXIMO já vem sendo utilizado por prefeituras ao redor do mundo com relativo sucesso e agora a IBM decidiu criar uma solução para este mercado com o Maximo for Civil Infrastructure, um produto voltado para gestão de ativos das cidades, com o objetivo de otimizar o tempo de vida de estradas, pontes, redes de esgoto e energia, entre outras utilidades que utilizam recursos do estado para serem mantidas. Sabemos que no Brasil há muitos problemas de infraestrutura onde esta solução pode conquistar o seu espaço. Dentre os principais destaques deste novo produto, previsto para o final do ano que vem, temos:

Operações e Otimização da Infraestrutura

  • Consciência situacional: maior controle sobre equipamentos e localidades;
  • Otimização e gerenciamento geoespacial: assim como no Maximo Spatial, teremos também mapas com geolocalização no Maximo for Civil Infrastructure;
  • Planejamento de manutenção e painel de controle para gerenciamento;
  • Relacionamento lógico entre ativos e impacto em cascata

Abordaremos este assunto com maiores detalhes em um artigo futuro.


Roadmap

A IBM disponibiliza todos os anos um “roadmap”, ou seja, o planejamento de novos produtos e melhorias para os próximos semestres. Embora a própria IBM afirme que não é possível garantir os prazos definidos no roadmap, pois imprevistos podem surgir, a comunidade sempre acompanha essas atualizações, pois elas geralmente ditam as tendências evolutivas do produto.

i5

 

Outras novidades

Os itens abaixo serão abordados em artigos independentes por se tratar de assuntos que devem ser mais aprofundados:

  • IBM Cognos Analytcs integrado com o IBM MAXIMO;
  • Modernizando a experiência do usuário com os novos Work Centers, mais intuitivos e com novas funcionalidades;
  • Nova interface do Editor de scripts de automação: este é para os desenvolvedores, uma solução com destaque de sintaxe, validação de script, identação, “auto-complete” etc. A MaximoCon foi pioneira nesta solução, oferecendo no início de 2018 o primeiro editor de scripts inteligente, que a IBM usou como inspiração, otimizou e inseriu oficialmente no MAXIMO 7.6.1.1.

Sempre buscamos trazer novidades, dicas e treinamentos em nossas mídias digitais, mas nos últimos dois anos a demanda por nossa consultoria com melhorias e treinamentos em IBM Maximo tem sido enorme. Entretanto, a MaximoCon estará mais engajada nas postagens no blog, no YouTube e também no Linkedin a partir de Novembro de 2019, sempre adicionando conteúdo relevante, não só para a comunidade do IBM MAXIMO, mas também para todos os interessados em acompanhar as tendências na gestão de ativos.

Anúncios

One thought on “Novidades no mundo do IBM MAXIMO – 2019-2020

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s