Inovação e Tecnologia no setor de Óleo e Gás – IBM Maximo

O setor de Oléo e Gás, que tem como Processo Industrial base o refino e a produção dos derivados de petróleo e gás, é um setor que tem de lidar com uma crescente demanda por energia, cultivada pela evolução contínua da economia global. Os grandes investimentos neste setor exigem processos confiáveis e de alto desempenho para garantir um retorno sobre o investimento ao longo do tempo.

Hoje em dia já é possível ter evidências preditivas que diminuem o número de acidentes e fatalidades drasticamente, com uma precisão muito grande. Na indústria de petróleo, tudo se encaminha para não termos mais plataformas com risco de integridade ou que tenham alguma possibilidade de acidente ou fatalidade, com tudo esquadrinhado pela digitalização de softwares como o IBM Maximo e sensores.

Com o uso intensivo de novas tecnologias de software/indústria 4.0, o custo de produção vem caindo, mostrando que o mercado de petróleo é, necessariamente, inovador. E, agora, o usos das energias renováveis tende a ocupar um espaço muito forte no mundo. Por isso, o setor de Óleo e Gás só vai se tornar competitivo se conseguir extrair o petróleo por um custo mais barato e que ele seja cada vez menos poluente. Isso só pode ser obtido com inovações muito fortes, pois é necessário considerar ainda as variáveis de operação, a interação entre rendimentos e produtos finais de acordo com as bases econômicas associadas à refinação de petróleo e ao impacto da recente legislação ambiental, tornando esse mercado extremamente desafiador.

As áreas de manutenção, gestão e acompanhamento de ativos se mostram áreas chave, e o software ‘IBM Maximo for Oil and Gas‘ fornece às empresas aplicativos que suportam processos integrados para melhorar a segurança, a confiabilidade e o desempenho ambiental e operacional em conformidade com as regulamentações. Os principais objetivos são reduzir o risco operacional e aumentar o retorno sobre ativos.

O IBM Maximo para Óleo e Gás, além de se mostrar uma ferramenta completa para a gestão da manutenção, também aborda as necessidades especializadas a seguir do segmento de mercado de petróleo e gás:

  • Rastreamento de ação e conformidade regulamentar
  • Especificações de ativo e códigos de falha
  • Preparação e análise de auditoria e pesquisa de opinião de descobertas baseadas em resultados
  • Benefícios e perdas associados às melhorias e soluções
  • Gerenciamento de bypass e atividades que estão associadas a operações de bypass
  • Especificações de certificação para verificar se as normas para ativos ou a equipe foram atendidas
  • Defeitos, gerenciamento de incidente e melhoria contínua.
  • Construção de perfuração e conclusão
  • Relatório de execução de perfuração e produção
  • Investigações, incluindo revisões pós-ação e análise da causa raiz
  • Planejamento e definição de operações de bloqueio e identificação
  • Gerenciamento de mudança e ações padrão associadas ao gerenciamento de mudança e rastreamento da ação
  • Priorização de serviço baseada em matriz e planejamento de encaminhamento do serviço de acordo com as condições da fábrica
  • Logs do operador, relatórios de perda, soluções e lições aprendidas
  • Livros de registro do operador usados para revisar todas as entradas de log de turno relacionadas a um ativo ou local. Livros de registro do operador vinculam entradas de log de turnos a um livro de registro. Um livro de registro do operador facilita a organização de logs de turnos e suas ações associadas, como Mudança de Log de Turno. A equipe que está assumindo a partir de um turno de trabalho anterior pode revisar a progressão dos eventos e tomar ciência de uma possível necessidade de ação.
  • Planejamento de permissões e certificados, matrizes de risco e avaliação de risco
  • Criação de permissão de serviço e definição de atividades associadas
  • Preparação de atividades de serviço em suporte das várias fases de pacotes de serviço.
  • Como um usuário de Autoatendimento, é possível criar registros de incidentes dentro do módulo Incidentes para relatar condições potencialmente inseguras e para evitar acidentes. O módulo Incidentes também contém o aplicativo Revisar Incidentes que pode ser usado para revisar registros de incidentes.
  • Criação de modelo de chamado para aplicar modelos padronizados a chamados comuns e de alto volume. Modelos de chamado padronizados economizam tempo e tornam operações de gerenciamento de qualidade e segurança mais eficientes. Aplicar um modelo de chamado a um registro resulta em dados aparecerem automaticamente em alguns campos no chamado. Também é possível incluir modelos de chamado usados frequentemente para o portlet Inserção Rápida.
  • Integração entre o Maximo for Oil and Gas e o IBM Chemical and Petroleum Integrated Information Framework e outros sistemas baseados em MIMOSA OSA-EAI V3.2.1.

O software também inclui o aplicativo IBM Maximo Incident Reporter que suporta relatórios de incidentes de dispositivos móveis. Os recursos do aplicativo móvel incluem a criação de registros de incidentes, a procura de registros de incidentes e o upload de fotografias para o servidor Maximo.

O mercado de Óleo e Gás está mudando, sendo cada vez mais disruptivo e digital, e as empresas precisam urgentemente ser capazes de transformar dados em informação. Sistemas como o IBM Maximo vão tornar isso possível ao novo profissional de Oléo e Gás que será formado.

 

 

Author: Giovani Augusto Quintão Pereira

Email: giovani@maximocon.com

 

Referências:

https://www.ibp.org.br/

https://www.ibm.com/support/knowledgecenter/pt-br/SSLL9G_7.6.1/com.ibm.oil.doc/overview/c_prod_overview.html

https://petronoticias.com.br

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s